quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A ideia do governo ao lançar o PactoNacional para Alimentação Saudável leva em consideração o sucesso já alcançado pelas ações de enfrentamento da insegurança alimentar, com políticas públicas estruturantes como o aumento da oferta de alimentos por meio do fortalecimento da agricultura familiar, o Programa Bolsa Família, o Plano Brasil Sem Miséria e a elevação do salário mínimo.

 A ideia do governo ao lançar o PactoNacional para Alimentação Saudável leva em consideração o sucesso já alcançado pelas ações de enfrentamento da insegurança alimentar, com políticas públicas estruturantes como o aumento da oferta de alimentos por meio do fortalecimento da agricultura familiar, o Programa Bolsa Família, o Plano Brasil Sem Miséria e a elevação do salário mínimo. Agora esse conjunto de ações será direcionada para novos desafios, com foco na segurança alimentar e promoção do consumo de alimentos saudáveis.
 Serão mobilizados estados, Distrito Federal e municípios, além da sociedade civil organizada, organismos internacionais e do setor privado, com campanhas a fim de promover esclarecimento da população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e atuar no ambiente escolar, no sistema de saúde e nos equipamentos de alimentação.
“As crianças estão entre as prioridades da iniciativa, uma vez que quanto mais cedo estivermos expostos à alimentação inadequada, mais cedo também surgem os problemas decorrentes da má alimentação, como a diabetes, hipertensão e a até mesmo o câncer”, explica o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.
O Pacto também prevê incentivos à produção de alimentos orgânicos, agroecológicos e da agricultura familiar com o objetivo de assegurar a oferta regional e local desses produtos. Os programas de compras públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que atende mais de 43 milhões de estudantes da rede pública de ensino, também têm papel importante.
A merenda escolar brasileira já foi destacada pela FAO como um dos fatores fundamentais para a saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome, em 2014. Todos os dias, 43 milhões de crianças e adolescentes se alimentam na escola – número maior do que a população da Argentina.

O governo britânico decidiu quarta-feira suspender temporariamente todos os vôos da cidade egípcia de Sharm el Sheikh com destino a Reino Unido, em meio a preocupações de que o Airbus russo que caiu no sábado, no Sinai, com 224 pessoas a bordo , foi abatido por um "dispositivo explosivo".

O governo britânico decidiu quarta-feira suspender temporariamente todos os vôos da cidade egípcia de Sharm el Sheikh com destino a Reino Unido, em meio a preocupações de que o Airbus russo que caiu no sábado, no Sinai, com 224 pessoas a bordo , foi abatido por um "dispositivo explosivo". "É uma medida de precaução", afirma Downing Street até que "novas informações venham à luz". Enquanto isso, em os EUA cresce a hipótese de uma bomba.
 Especialistas em aviação viajaram do Reino Unido para o Egito, de acordo com a BBC, para reavaliar as medidas de segurança no aeroporto, na cidade resort de Sharm el Sheikh.
Na quarta-feira de manhã, o Estado Islâmico (ISIS) reafirmou a sua alegação de que a tragédia foi o resultado de um ataque e não uma falha. Para o momento, enquanto especialistas analisam as caixas-pretas do dispositivo, as autoridades egípcias e russas não descartam a hipótese, mas não permitem um ataque como a mais provável.