Marcos Vergueiro/Secom-MT

Dona Eulália retirando uma fornada de seus famosos bolos de arroz
Um corredor estreito sem qualquer identificação no bairro Lixeira, em Cuiabá, oferece acesso a um salão famoso que atrai centenas de pessoas. O motivo: saborear o mais tradicional ‘tchá cô bolo’ de Cuiabá. A responsável pelos quitutes de fama nacional é dona Eulália Soares, 80 anos, figura histórica da cuiabania que é conhecida pelos bolos de arroz e queijo servidos pela manhã.
Todos os dias ela segue a mesma rotina. Acorda religiosamente às 3h da madrugada para preparar a massa do bolinho de arroz, sua especialidade. Como manda a tradição, os oitos filhos e o marido, Eurico Avelino soares, 93 anos, ajudam no preparo. Às 5h30 da manhã as portas se abrem e dona Eulália e família estão prontos para receber os visitantes com grandes assadeiras retiradas do fogão a lenha.
Há 58 anos ela aprendeu a receita com uma tia e começou a vender para ajudar na renda de casa. O marido, que na época trabalhava como pedreiro, fez os fornos na casa onde passaram a viver após se mudarem de um sítio próximo para a cidade. Os primeiros bolinhos de arroz foram vendidos na escola pelos ‘guris’, como ela chamava seus filhos, mas o sucesso veio nos dias de festa de São Benedito.
“Sugeriram experimentar vender o bolo depois da missa. Eu fazia e vendiam nos quatro dias de festa. Começava no primeiro dia com 3 mil bolinhos e terminava com 5 ou 6 mil, pra isso a gente começava a preparar às 5h da tarde, trabalhava a noite inteira e às 4h da manhã os bolinhos estavam prontos”.
Dona Eulália conta com orgulho sobre a família que construiu em volta da tradição: são 8 filhos, 21 netos 15 bisnetos. As mulheres trabalham com ela na casa da família, que permanece no mesmo endereço desde 1956. A produção é toda artesanal. O arroz é socado no pilão, o bolo assado no forno a lenha e depois servido quentinho, crocante por fora e bem suculento por dentro. “Acho muito importante passar a tradição para os filhos e netos”.
Delícia com Gina Defanti - Bolo de Arroz da Dona Eulália
|
A receita encanta gerações é já faz parte da história da cidade. Com um sorriso de satisfação no rosto, Dona Eulália conta como ficou conhecida além das fronteiras de Cuiabá. “Há uns anos aquele repórter Mauricio Cubrusly me entrevistou para aparecer no ‘Me Leva Brasil’, no Fantástico. Depois a Ana Maria Braga também fez uma matéria comigo. Depois disso aumentou bastante o número de pessoas que vêm aqui. Vem até estrangeiro!”, comemora.
Turistas e clientes fieis podem saborear os tradicionais bolinhos de queijo, chipas e bolo de arroz todas as terças, quintas, sábados e domingos até as 11h30. As delícias da Dona Eulália são vendidas Rua Prof. João Félix, 470, no Bairro Lixeira. Caso se perca, é só perguntar na vizinhança. Não há quem não saiba onde mora a quitandeira mais tradicional de Cuiabá.
* GINA DEFANTI assina a matéria em vídeo com a receita do bolo de arroz da Dona Eulália que compõe essa reportagem.